12 vantagens de se usar o cartão de crédito

Autor(a):

Ao usar o cartão de crédito para realizar nossas compras, há vantagens e desvantagens quando comparado ao uso do papel-moeda.

Nesse artigo, iremos listar apenas os benefícios da utilização de um desses.

Vamos lá então!

Índice

#1 – Você não precisa de dinheiro à vista

Um cartão de crédito disponibiliza, como o próprio nome já indica, de uma quantia, em saldo, que é emprestada pela instituição financeira ligada à ele.

Isso significa que o limite do seu card é a quantidade de créditos que o banco dispõe a você, possibilitando realizar suas compras e pagar todo o valor futuramente – geralmente daqui a 30 ou até 40 dias, quando poderá gerar uma fatura com todos os gastos obtidos nesse período de tempo e pagá-la como desejar.

#2 – Controle maior sobre suas compras

Quando compramos produtos ou serviços utilizando dinheiro, temos a preocupação de anotar os valores transacionados em um caderno, programa de computador (como o Excel) ou outro local qualquer, com o objetivo de controlar nossos gastos.

Muitos, ainda, sequer se dão ao trabalho de fazerem isso.

Ao realizar compras pelo cartão, todo o histórico de transações fica armazenado, geralmente, no aplicativo ligado àquele.

Muitos apps ainda chegam a taguear automaticamente a compra, categorizando-a como um gasto em comida, plano de saúde, aluguel, etc., facilitando ainda mais a organização dos seus gastos.

#3 – Parcelamento das compras

Isso mesmo, você pode adquirir um produto sem desembolsar todo o valor do mesmo de uma só vez.

Através do cartão de crédito, o parcelamento da compra pode ser feito até em anos, tornando bem mais possível a aquisição de tvs, geladeiras, videogames e outras coisas ainda mais caras por parte de pessoas, sobretudo, pertencentes às classes sociais mais baixas.

É verdade que deve-se, muitas vezes, arcar com juros, mas como estamos falando apenas das vantagens de se utilizar cartão de crédito, vamos deixar isso, ao menos por enquanto, de lado.

#4 – Desconto em pagamento da fatura por boleto

Quando chega a semana em que devemos pagar a fatura – que nada mais é do que o documento que traz todos os gastos realizados no período convencional de 30 dias, podemos escolher a opção débito automático, mas há também a possibilidade de gerar um boleto e pagá-lo com desconto.

Aplicativos têm surgido e oferecido essa vantagem, como é o caso do Mercado Pago, que costuma oferecer promoções na hora de realizar pagamentos, inclusive de boletos de faturas, pelo app – mesmo utilizando o saldo da carteira.

#5 – Aceitação em diversos estabelecimentos

Essa seria uma vantagem comparada ao uso do cartão de débito.

O cartão de crédito permite a você comprar em mais estabelecimentos, já que a probabilidade dele ser aceito é sempre maior.

#6 – Compras online

Uma vantagem comparado ao usar dinheiro.

Afinal de contas, como iríamos realizar compras online (prática tão comum nos dias de hoje) com papel-moeda, não é mesmo?

Tendo-se um card para isso, tudo fica bem mais fácil!

#7 – Compras internacionais

Comprar com dinheiro fora do país obrigaria você a realizar a troca da moeda, algo que é feito automaticamente quando se utiliza um cartão de crédito.

Tendo um desses em mãos (desde que seja internacional, muito fácil encontrar um desses nos dias de hoje), pode-se comprar produtos até mesmo da China.

Aliás, no artigo COMO COMPRAR EM SITES INTERNACIONAIS COM CARTÃO NACIONAL? já foi explicado como transacionar em sites gringos mesmo tendo um plástico com esse tipo de restrição.

Vantagem de se usar o cartão de crédito #8 – Mais higiênico

Sim, é verdade que o dinheiro em papel a gente quer de todo o jeito.

Mas você já parou pra pensar em quantas mãos – e lugares passou a nota ou moeda que está agora mesmo guardada na sua carteira física?

Um cartão de crédito, sem sombra de dúvidas, é mais higiênico do que papel-moeda, até porque dificilmente ele sairá das suas mãos – a limpeza dele só depende de você!

Além disso, a maioria dos cartões daqui pra frente já contam com a tecnologia contactless, que permite pagamento por aproximação – o que torna o uso do card ainda mais saudável (especialmente em época de COVID-19).

#9 – Cashback, a palavra da moda

Cashback nada mais é do que parte do dinheiro gasto na compra de volta.

É uma prática adotada por alguns bancos e até mesmo carteiras digitais que disponibilizam um cartão de crédito – você transaciona o card, eles te devolvem parte da grana.

O Trigg e o Banco Original devolvem parte dos gastos com o uso do cartão pertencente à eles, o mesmo ocorre com compras realizadas no Mastercard Black do Banco Inter e, também, o cartão do Recargapay no plano Prime.

#10 – Vantagens da bandeira e do Banco

Quando realizamos compras com cartão de crédito Visa ou Mastercard, como exemplo, podemos participar dos respectivos programas “Vai de Visa” e “Mastercard Surpreenda“, que nos geram ofertas e promoções.

Além disso, há o programa de fidelidade ligado ao banco, que pode gerar pontos para serem trocados por produtos, como até mesmo passagens aéreas.

Tais programas, no entanto, podem ser inexistentes em cartões mais simples e comuns – como aqueles que não cobram anuidade e exigem renda muito baixa para serem obtidos.

Vantagem de se usar o cartão de crédito #11 – Praticidade

É muito mais fácil sair por aí carregando um cartão de crédito no bolso do que diversas notas de 100 reais, não é mesmo?

A praticidade de se utilizar um plástico desses é clara ao se sair na rua e realizar compras em supermercados, como exemplo.

Além disso, teríamos até mais segurança para fazermos nossas compras no “mundo real” (quando comparado a compras com dinheiro), mas a quantidade de cartões clonados que são utilizados por hackers na internet tem sido tão grande ultimamente que eu sequer vou separar um tópico para colocar o adjetivo “segurança” como uma vantagem obtida ao seu utilizar o cartão de crédito nos dias de hoje.

12 – Status

Por último, não podemos ignorar o fato de que muitas pessoas pertencentes às classes sociais mais altas utilizam o cartão de crédito com o objetivo de obterem vantagens, como atendimento prioritário do Banco ou acesso às salas especiais em aeroportos, vantagem esta geralmente obtida ao se possuir um cartão Black ou Infinite, como exemplo.

Há ainda os que possuem esses cartões apenas para se exibirem.

Acredite, não são poucos os que o fazem!

Gostou do post? Então dá uma força e curta a nossa página no Facebook!

Você acabou de ler: 12 vantagens de se usar o cartão de crédito

Deixe um comentário

error: Content is protected !!