Pagamentos Instantâneos: entendendo o seu significado

Autor(a):

Você sabe o que são pagamentos instantâneos?

Estes consistem na realização de transações financeiras entre pessoas físicas e instituições através de meios facilitadores, como smartphones, QR Codes e sistema PIX.

Através deste procedimento, oferece-se ao usuário, então, uma alternativa à transferência eletrônica disponível (TED) ou Documento de Ordem de Crédito (DOC).

Tanto o TED quanto o DOC possuem limitações (com destaque para os horários de funcionamento e as taxas envolvidas), tornando-os inapropriados para o momento atual em que vivemos.

Numa época em que a tecnologia avança demasiadamente, tem-se, por consequência, a possibilidade de realizar-se transferências de dinheiro de uma maneira muito mais rápida.

Além disso, tal procedimento pode ocorrer em poucos segundos – e até mesmo de graça (sistema PIX).

Índice

Pagamentos instantâneos: PIX

O Banco Central do Brasil (que, dentre tantas funções, tem o dever de autorizar o funcionamento das instituições financeiras e fiscalizá-las) teve um papel determinante nesse sentido.

No final de 2020, então, decidiu implementar o PIX, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos.

A efetuação do mesmo, inevitavelmente, trouxe diversos benefícios aos usuários de fintechs, bancos e instituições financeiras, dentre os quais:

  • Alternativa (melhor) ao TED e DOC, conforme já citado;
  • Possibilidade de realizar-se transferências de dinheiro em qualquer hora, a qualquer dia, sem exceção;
  • Além disso, ao enviar saldo de uma conta para outra, o procedimento será concluído em, no máximo, 10 segundos;
  • Não há taxa envolvida no processo, diferentemente do TED / DOC, transferências feitas dessa forma são totalmente gratuitas.

É possível realizar tal procedimento através da identificação das contas que transferem e recebem dinheiro por meio das chamadas “chaves PIX”.

Estas chaves, então, são criadas pelo usuário, com o objetivo de possibilitar a identificação de sua conta, seja através do seu CPF / CNPJ, email, número do celular ou, ainda, um código aleatório.

Há também a possibilidade de se gerar um QR Code, que seria uma espécie de código de barras em formato bidimensional.

Ao apontar a câmera para essa imagem, é possível, de maneira ainda mais facilitada, transferir dinheiro para a conta de destino.

Pagamentos instantâneos: QR Code

Os QR Codes (que são como a imagem que se encontra no início desse texto) são, sem sombra de dúvidas, um dos maiores facilitadores nos processos de depósitos, transferências, pagamentos e até saques de dinheiro.

QR Code = Quick Response Code, “código que gera uma resposta rápida”.

Trata-se de um código de barras 2D que armazena URLs e, ao escaneá-las com um smartphone, você será redirecionado, então, ao site associado a esta.

Como dito anteriormente, são bastante utilizados para facilitarem os pagamentos realizados pelo PIX.

Ademais, podem, também, substituir cartões de contas para realizar-se saques em alguns aplicativos, como o Picpay.

Smartphones

Os celulares mais modernos, smartphones, sem dúvida contribuem decisivamente para a realização de pagamentos instantâneos.

Através de seus aplicativos é que se torna possível, então, escanear QR Codes, bem como realizar os procedimentos de pagamentos e transferências com alternativas diferentes, mas com a mesma finalidade.

São verdadeiros dispositivos bancários, que tornam a utilização de papel-moeda desnecessária, bem como ajudam, invariavelmente, a diminuir a burocracia de ir a um banco resolver os seus problemas.

Além disso, juntamente com tudo o que já foi abordado aqui no texto, contribuem para a capilarização da rede bancária, com o objetivo de alcançar toda a população brasileira.

Portanto, QR Codes e smartphones sintetizam bem o que são pagamentos instantâneos e, integrados ao PIX, possibilitam diversos benefícios aos brasileiros.

Até 2019, o Brasil contava com 45 milhões de pessoas desbancarizadas.

A importância da tecnologia associada aos pagamentos instantâneos é de suma importância para que a população que se encontra afastada das grandes cidades tenha a possibilidade de usufruir das vantagens de se ter uma conta bancária.

O conteúdo desse texto utiliza dados que tem como Fonte: Distrito

Deixe um comentário

error: Content is protected !!