Dígito verificador Caixa: saiba onde encontrá-lo!

Autor(a):

O dígito verificador Caixa (DV) é um número importante (e até mesmo essencial) para validar compras online, além de impossibilitar fraudes.

Nesse artigo o portador de um cartão da Caixa Econômica Federal irá aprender a identificá-lo, bem como entender o que significam as outras numerações presentes no plástico azul.

Índice

Onde fica o dígito verificador Caixa?

O dígito verificador Caixa encontra-se presente após o “tracinho” que o separa de quase todo o número da conta, informado abaixo do nome, conforme você pode observar na figura abaixo:

Na figura acima, o dígito 8 é o número a ser informado, já que encontra-se localizado após o traço.

Já os quatro dígitos que aparecem inicialmente caracterizam a agência do banco (3519), os três posteriores (013), a operação, enquanto que a numeração anterior ao traço (00006231) designa o número da conta do cliente.

Há ainda, após o dígito verificador (8), a presença de quatro algarismos separados, par a par, por uma barra (07/18), trata-se da data de validade do seu CC.

Mais sobre os números do cartão…

Além disso, o primeiro dígito da numeração que caracteriza um card (aquela de 16 algarismos) indica a bandeira à qual o mesmo pertence.

Tem-se que…

  • cartões que começam em 2 = Mastercar;
  • 3 = American Express, Diners;
  • 4 = Visa;
  • 5 = Elo e Mastercard;
  • 6 = Discover.

Portanto, um cartão de crédito Caixa poderá começar com 2,4 ou 5, já que, costumeiramente, pertencem à Mastercard, Visa ou Elo.

Usam-se os que começam com outros números para outros serviços (convênios médicos e sistemas de fidelidade, por exemplo).

Os cards que começam em 1 / 2 representam companhias aéreas, ao passo que os iniciados em 7 são exclusivos de empresas ligadas a petróleo, 8 é para telecomunicações / cuidados de saúde, 9 para sistemas de numeração nacionais.

A seguir, temos os próximos 5 dígitos.

Os cinco algarismos seguintes designarão o emissor do plástico.

(Lembrando que o número do cartão da imagem mais acima é 6277 8011 0429 9429).

Temos que os dígitos 27780 irão, então, “entregar” quem emitiu o mesmo.

Já o último algarismo (9) trata-se do dígito verificador, ele é realmente importante para impedir que hackers tenham acesso ao seu cartão.

O restante (1104299429), que seriam os dígitos 6º até o 15º, são providenciais na hora de identificar o cliente, servem para a detecção de qual agência de banco e bandeira o cartão está autorizado a usar.

Confira uma lista de cartões clicando aqui.

Entre no site da Caixa Econômica Federal ao clicar aqui.

Deixe um comentário

error: Content is protected !!