Nubank

Banco Inter ou Nubank? Qual o melhor banco digital?

Qual o melhor banco digital da atualidade: Banco Inter ou Nubank?

Essa é a pergunta que pretendemos dar resposta nesse artigo.

Mas, sem querer dar uma de isentão, saiba desde já que ambos são as melhores opções, já que são duas das fintechs mais inovadoras do mundo.

Fintechs são novas empresas (startups) ligadas à tecnologia que visam otimizar e inovar na oferta de seus produtos e serviços ligados ao ramo financeiro.

Podemos citar como exemplos carteiras / bancos digitais, fornecedores de empréstimos online e até mesmo alguns orientadores financeiros.

Vamos aqui comparar ambos em seus produtos e serviços, incluindo cartões de crédito, qualidade de atendimento, tipos de investimentos e outros fatores.

Índice

Bancos digitais, portanto, atendimento de casa!

Uma das grandes vantagens desses bancos virtuais é que eles eliminam a necessidade do cliente se locomover a uma agência para resolver os problemas mais simples, como desbloqueio do cartão de crédito.

Tudo é feito através do aplicativo dos mesmos, do conforto da nossa casa.

Portanto, é importante ressaltar, desde já, que ambos possuem essa vantagem em relação aos bancos mais tradicionais.

Gastos envolvidos: Banco Inter ou Nubank?

Vamos supor que você abra agora mesmo uma conta no Banco Inter.

E, na sequência, peça (e consiga) um cartão de crédito.

Portanto, você possui uma conta digital, um card na função mais desejada (crédito) e a possibilidade de sacar seu dinheiro num dos terminais de autoatendimento do Banco24Horas, disponíveis em diversos locais.

Quanto você irá gastar mensalmente?

A resposta é: zero!

O Banco Inter não cobra absolutamente nada pelo saque, pela manutenção da conta, anuidade do cartão, transferência TED / DOC, enfim, não há gasto algum envolvido!

Isso pode parecer algo de outro mundo pro sujeito que está mais acostumado ao mundo dos bancos tradicionais, aquela ideia de ter uma conta no Banco do Brasil / Bradesco / Caixa / Itaú / Santander e ver um valor sendo descontado todo mês da conta, além da TED / DOC paga e da própria anuidade do card.

Mas, no mundo dos bancos digitais, a coisa é diferente!

E quando se trata do pai dos bancos digitais 100% gratuitos, é exatamente assim que funciona.

Portanto, saiba que aqui é tudo de grátis!

Ok, e quanto ao Nubank?

Sim, lá é tudo gratuito também, mas com uma exceção: o saque.

Sacar pelo roxinho exige um custo de R$ 6,50.

Ainda que você tenha conta lá, aconselho que use o Picpay, transfira seu dinheiro pra lá e saque gratuitamente, pois não faz sentido arcar com esse valor quando outros bancos / carteiras digitais não cobram pelo mesmo!

Portanto, nesse comparativo, temos o laranjinha um pouco à frente do seu rival, já que ele possui essa modalidade gratuita.

De resto, reitero, tudo de grátis!

Cartão de crédito: Banco Inter ou Nubank?

Ambos oferecem um card na função crédito sem anuidade, aqui faço umas observações:

  • O Nubank possui um programa de pontos, mas o mesmo é pago (R$ 19,90 / mês), oferecendo um ponto pra cada real gasto;
  • O Banco Inter oferece cashback no seu plástico, variando de 0,25% (o mais simples) a 1% (no Black);
  • Ambos são internacionais, com função de pagamento por aproximação, bandeira Mastercard, função múltipla (débito também) e há a disponibilização do cartão virtual.

Fazendo uma comparação, destaco que a seção de acompanhamento dos gastos é mais intuitiva no aplicativo Nubank (que, como um todo, é bem mais simples / pragmático).

O laranjinha e o roxinho disponibilizam cartões de crédito Mastercard para seus clientes.

Atendimento pelo chat

Ambos disponibilizam de atendimento pelo chat do aplicativo, portanto, é possível resolver seus problemas online (se não conseguir, pode usar os telefones ou contatos de email / mídias sociais).

No entanto, o atendimento do Nubank é melhor: muitas vezes resolvem o problema do cliente em minutos, ao passo que o Banco Inter poderá demorar horas.

De fato, este é um ponto fortíssimo dos roxos, sobretudo quando comparados com quaisquer outros bancos.

Serviços oferecidos: Banco Inter ou Nubank?

Precisamos dizer que o Banco Inter é uma instituição financeira muito mais completa que o seu rival.

Os laranjinhas dispõem de diversos serviços robustos, como uma bela plataforma de investimentos, onde tem-se renda fixa, fundos de investimento, renda variável, poupança, dentre outros.

Já os roxos disponibilizam o básico: a rentabilidade de 100% do cdi (um pouco mais que a poupança), mas que é automática, sua grana já rende ao depositar na antiga NuConta.

Também tem a questão das contas para pessoa jurídica, onde Nubank começa a disponibilizá-las para seus clientes (de grátis), ao passo que o Banco Inter oferece conta para PJ, inclusive MEIs, sendo elas gratuitas também.

Além disso, o Banco Inter possui operadora de telefone, Intercel, criada em 2020.

Estes também disponibilizam de um shopping virtual dentro do superapp, onde você fica a um clique de comprar em diversas lojas (como Americanas, Dafiti, Amazon, etc.

Além disso, há cashbacks disponíveis ao comprar em tais estabelecimentos pelo app do Banco Inter.

Apenas para compreendermos melhor, o Banco Inter é o antigo Intermedium, que existia desde o ano de 1994, tornando-se 100% digital de anos pra cá.

Nubank é muito novo e caminha a passos largos para expandir cada vez mais, já tendo, inclusive, mais clientes que o seu rival.

Resumo de vantagens de cada instituição financeira.

Conclusão: Banco Inter ou Nubank?

Banco Inter ou Nubank?

É importante destacar que eu, particularmente, tenho conta nas duas fintechs, portanto posso falar de ambas com propriedade.

E, na minha opinião, as pessoas deveriam ter conta nas duas!

Simples assim.

A verdade é que ambas são excelentes escolhas.

No entanto, diversas características de cada uma delas foram colocadas aqui, com toda a clareza, portanto, faça sua seleção de acordo com suas prioridades.

Por último, claro, destacar que ambas integram o sistema PIX, o qual, por sinal, é obrigatório para qualquer instituição financeira com ao menos 500 mil clientes.

Alexandre

Sou um entusiasta de cartões de crédito e fintechs, especialmente bancos digitais.

View Comments

Recent Posts

Cartão Santander SX: retire suas dúvidas!

O cartão Santander SX é um dos mais populares do Brasil. Neste artigo você ficará totalmente a par do plástico… Leia Mais

1 ano ago

Cartão Di Gaspi, da loja de roupas e calçados paulista

Você está lendo o artigo: Cartão Di Gaspi, da loja de roupas e calçados paulista. Di Gaspi é uma loja… Leia Mais

1 ano ago

Pagbank e Mercado Pago são a mesma coisa?

Afinal, Pagbank e Mercado Pago são a mesma coisa? Pertencem à mesma empresa? São do mesmo banco? Ambos são bastante… Leia Mais

1 ano ago

Como depositar dinheiro no Picpay?

Você está lendo o artigo: 'Como depositar dinheiro no Picpay?' O Picpay é um aplicativo de pagamentos móveis no Brasil.… Leia Mais

1 ano ago

Lojas que aceitam Ame: saiba quais são! (atualizado hoje)

Saiba quais são as lojas que aceitam Ame. Ame é uma fintech (startup financeira) com sede no Brasil que fornece… Leia Mais

1 ano ago

Código de convite Neon (atualizado todo dia)

O código de convite Neon é uma combinação de letras e números que você pode utilizar para, ao abrir conta… Leia Mais

1 ano ago